Optchá meu Povo Cigano!!

Optchá meu Povo Cigano!!
Fatima Silva Amaya

Gitana Fatima Silva Amaya

17 de março de 2011

Os Mistério do baralho cigano

A origem das cartas do Baralho Cigano permanece na obscuridade e se perde nos tempos.
Muito se tem dito sobre como surgiu o primeiro Baralho Cigano, mas fico com a versão de alguns pesquisadores que afirmam que as primeiras cartas ciganas surgiram nas mãos de Madame Lenormand, senhora da corte européia no século VIII, nascida em Alençon na França no ano de 1772.


Madame Lennormand foi muito conhecida pelas suas predições aos homens da corte, entre eles Napoleão Bonnapart, ao qual ela previu sua ascensão e queda.
Tinha contato constante com ciganos europeus, aprendendo com eles a arte de ler as Cartas Ciganas. Posteriormente, fez uma adaptação do "exótico" baralho usado por ciganos para a nossa realidade não cigana, representada por figuras do nosso cotidiano e introduzindo nestas cartas as figuras do
baralho de naipes.
Assim estas cartas passaram a ser utilizadas não somente pelos que não eram ciganos, mas também pelas mulheres ciganas. Atualmente existem diversos tipos de Baralhos Ciganos no mercado, assim como um vasto material sobre cartas que poderão ser muito úteis àqueles que se interessarem e que desejam se
aprofundar no assunto.
Felizmente podemos acessar informações que permaneceram anteriormente obscuras devido a tabus, preconceitos e mesmo perseguições. E o ato de oracular é uma destas informações.
Sendo as cartas um instrumento sagrado, deve ser respeitado e requer cuidados especiais ao utilizá-lo como instrumento de trabalho.


É interessante salientar que nos símbolos das cartas do Baralho Cigano está inserida a energia dos Orixás onde encontramos Yemanjá na carta 3 - O Navio; Oxôssi na carta 5, A Árvore; Iansã na carta 6 - As Nuvens; Oxumaré na carta 7- A Cobra; Nana na carta 9- O Ramalhete; Obaluayé na carta 10 - A foice;
Êre na carta 13, A Criança; Ossayan, na carta 20- As Ervas; Xangô na carta 21 - O Morro; Ogum na carta 22 - Os caminhos, Oxum na carta 30 - Os Lírios e Oxalá na carta 31 - O Sol.

Desta forma é possível conhecermos Os Orixás (que são energias vibratórias
da natureza) que o consulente está sob a proteção.
Felizmente muitas pessoas já conhecem e fazem uso do Baralho Cigano para ter informações e orientação sobre seu lado profissional, espiritual e afetivo.
Através dele teremos uma visão ampla do que está se passando na vida do consulente.
O momento atual, o que levou a esta situação e acontecimentos vindouros; mas lembrando sempre que cada um de nós tem o livre arbítrio e que com atitudes corretas no presente poderemos plantar um futuro melhor.
Para àqueles que desejam aprender esta arte de "oracular" se faz necessário conhecer bem os significados das cartas e suas possíveis combinações. Ao ler as cartas estamos utilizando a percepção sensorial e extra-sensorial. Portanto nos requer desenvolvê-la cada vez mais através de exercícios de
meditação e outros que nos serão muito úteis no momento da leitura.
Lidar com estas cartas é algo muito sério, pois estamos lidando com energia,magia, alquimia, mente, pessoas e suas futuras escolhas. Praticar bastante e ter antes de tudo amor pelo que se propõe a fazer são posturas fundamentais para quem deseja trabalhar com as cartas.
Devemos sempre agradecer e valorizar este ensinamento que nos feito deixado pelo Povo Cigano, que abrindo as portas do "conhecimento" de seu povo e de sua "magia", nos permitiu também fazer uso deste magnífico oráculo que são as Cartas Ciganas. É muito importante observar atenciosamente as combinações
entre as cartas para obter a interpretação correta. Usar bons métodos de jogos e praticar bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário