Fatima Amaya ( Caló )
O caló é um jargão próprio dos ciganos da Península Ibérica, combina o léxico do romani, de origem indo-ariana muito evoluída devido aos costumes nômades do povo roma, e a gramática do castelhano e de outras línguas peninsulares.
O caló é falado por um contingente que pode variar entre 60 e 150 mil pessoas, a depender das estimativas, principalmente em Espanha e Portugal, mas também por comunidades ciganas de origem ibérica, presentes nos vários países da América Latina (em especial na Argentina, no México, na Colômbia e no Brasil). Há cerca de 700 mil ciganos na Espanha hoje, segundo estimativas oficiais (grande parte deles no Sul, na região da Andaluzia), porém a maioria já não é mais nómada, nem fala o caló.
Não se sabe ao certo de onde veio este idioma, mas é provável que tenha se originado assim que os ciganos chegaram à Península, pois seu falar foi reprimido pelas autoridades reais portuguesas e espanholas, assim como sua cultura em geral (vista como suspeita e vulgar pelas populações brancas). É a mistura do romani com o português, o galego, o basco, o catalão e especialmente o castelhano.
Situação Actual
Embora no âmbito da União Europeia haja um interesse em preservar as línguas minoritárias, o caló não recebe protecção oficial, pois não é uma língua reconhecida em nenhuma das Regiões Autónomas espanholas, e este é o critério que o governo de Espanha usa para definir uma língua como merecedora de atenção governamental, com legislação e programas de incentivo ao seu uso. Pode-se dizer que a Espanha é um país multinacional, com cuma maioria de castelhanos a dividir o país com outras 4 nacionalidades (catalães, galegos, bascos e gitanos), além de comunidades que vieram a se estabelecer nos anos recentes (sobretudo árabes e berberes de norte d'África, gentes do Leste de Europa e hispânicos), e o caló é ainda um idioma importante (no mínimo 0,1% da população espanhola o usa). Porém, não há interesse das autoridades em preservar essa linguagem.
Em Portugal a situação é semelhante, havendo apenas atenção oficial ao mirandês, não ao dialecto dos ciganos (que são entre 40 mil e 100 mil naquele país, dos quais cerca de 5 mil falam caló.
Pratos Tradicionais
Na culinária cigana são indispensáveis: o cravo, a canela, o louro, o manjericão, o gengibre, os frutos do mar, as frutas cítricas e as frutas secas, o vinho, o mel, as maçãs, as pêras, os damascos, as ameixas e as uvas que fazem parte inclusive dos segredos de uma cozinha deveras afrodisíaca.
Armiana: Salada de alface (em rodelas) com champignon; queijo de cabra, cenoura, beterraba (em pedaços) e beringela frita (em tiras). Enfeitas com uvas-passas, raminhos de hortelã e pétalas de flores.
Assados: Pernil de carneiro (Bakró); Pernil de leitão (Baló); Cabrito frito com arroz e brócolis (ou lentilha ou nozes); e/ou roletes de carne bovina ou frango com pedaços de cebola, pimentão (verde e amarelo) e tomate.
Brynza: Queijo de cabra (cru ou frito).
Chivuiza: Destilado à base de trigo (espécie de aguardente).
Civiaco: Torta salgada ou doce.
Manouche: feijões vermelhos grandes, pedaços de carne e de ossos de pernil de porco, alhos-porós em pedaços, salsão com as folhas em pedaços, alhos comuns inteiros com casca, cenouras e batatas cortadas em pedaços grandes, sal e pimenta-do-reino (moída na hora) à gosto; arroz branco que deve ser incorporado na última etapa do cozimento.
Goulash: Cozido de rroz, batata, pedaços de carne bovina e páprica ardida.
Malay: Pão de milho.
Manrô/Lolako: Pão redondo de Farinha de Trigo.
Mamalyga: Polenta.
Naut: Grão de Bico com lingüiça.
Paprikach: Costela defumada (bovina ou suína) e bacon ao molho vermelho de tomate e pimentão com batatas pequenas, cozidas (na casca) e páprica doce.
Papuchá: Pirão de Milho.
Sifrite: Ponche de Frutas com Champagne, Vinho e/ou refrigerante. Enfeitar com pétalas de rosa
Sarmá: Arroz com lentilha, carne seca desfiada e nozes.
Sarmy/Salmava: Charutos ou Rolinhos feitos em folhas de repolho recheados com lombo ou carna bovina moída, azeitonas, bacon e molho dourado; e/ou em folha de uva com recheio de bacalhau.
Tchaio/Kavi: Chá Cigano feito com Chá Preto ou Mate com pedaços de frutas (maçã: felicidade; uva fresca: prosperidade; uva passa ou ameixa: progresso; morango: amor; damasco: sensualidade; pêssego: equilíbrio pessoal; limão: energia positiva e purificação da alma). Fazer o chá em água fervente e deixar amornar. Colocar as frutas maceradas, misturar bem, coar e beber.
Varensky: Pastel cozido podendo ser doce (recheado com uva) ou salgado (recheado com batata ou queijo de cabra).
Vino: Vinho tinto.
Postado por Fatima Amaya Silva / Gypys Alexandra Kali Amaya Marques.
Civiaco
Massa: 01kg de farinha de trigo, 03 colheres de café de fermento para bolo, 02 gemas, Agua morna.
Recheio
01Kg de ricota,12ovos, Acuçar refinado a gosto, 300gr de passas sem sementes
Cobertura 400gr de frutas cristlizadas, 300gr Foundue Modo de Preparar
Massa
Junte a farinha as gemas o fermento, e
misture agua morna aos poucos, trabalhe a massa com
as mãos
molhadas em água morna até alcançar o ponto de massa
de pão.
Deixe a massa descansar por uma hora. Abraa massa
até conseguir
formar um retangulo de 1metro de cumprimento.
Recheio
Desfaça a ricata com um garfo, mistures
os 12ovos e as passas,
acrescente açucar aos seu gosto, misture tudo muito
bem e coloque
sobre o retangulo de massa.
Finalizando:
Enrole a massa em forma de rocombole, e
com
este faça um caracol píncele
com manteiga e asse.
Após assado, coloque o foundae e
salpique sementes
de papoula.
Atrai a realizações de sonhos e amores
Ingredientes: 2 xícaras de arroz cozido½ xícara de manteiga derretida ½ xícara de cebola picada ½ xícara de queijo suíço picado 2 ovos batidos2 xícaras de leite 1 ramo de espinafre cozido e picado 1 ramo de brócolis cortado em pequenos galhos e cozido 1 colher de sal com alhoIndicado para restaurar a esperança. Misture todos os ingredientes e asse por cerca de 20minutos. Sirva com salada verde de sua preferencia.
Ingredientes: 6 batatas grandes ¼ de xícara de manteiga 200 gramas de iogurte 1 colher de chá de alecrim 2 colheres de chá de salsa 1/8 de colher de chá de sálvia1 pitada de sal 1 pitada de pimenta do reino 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 xícara de salsa picada para enfeitar Receita dedicada para quebrar a tristeza. Cozinhe as batatasaté ficarem macias. Descasque-as e faça um buraco em cadauma delas. Pegue o que tirou da batata e amasse bem. Adicione a massa¼ de manteiga, e mexa. Adicione o iogurte, alecrim, salsa,sálvia, sal e pimenta e bata tudo até que obtenha uma misturacremosa e fofa. Recheie as batatas, pincele-as com a manteiga derretida.Arrume-as numa assadeira de cerâmica e asse-as em forno quentepor 15 minutos. Salpique com a salsa.
Ingredientes:
2 xícaras de feijão (paraproteção contra energias malignas) 1 cebola pequena ralada 3 folhas de louro (para visões e boa sorte) ½ colher de café de noz-moscada ralada (atraiprosperidade)pétalas de rosa fresca (para o amor)4 colheres de azeite de oliva (energia) 1 colher de chá de gengibre ralado (paraproteção) 2 dentes de alho cortado em pequenas fatias1 pequeno pau de canela (estimulante sexual, traz dinheiro efelicidade) sal a gosto Salsinha Água mineral para cozinhar Lave o feijão e preferencialmente no caldeirãode ferro coloque a água, o feijão, o sal e deixe cozinhar. Quandoo feijão estiver pronto, reserve-o. Em uma frigideira,junte o óleo, o alho a cebola e os demaisingredientes e de uma leve fritada mexendo tudo com cuidado, se utilizando de umacolher de pau. Quando os ingredientesestiver pronto, despeje tudo dentro do feijão e mexatudo em sentido horário, mentalizando e solicitando aos Deuses que tedêem poderes que você julga precisar.
BOLO DE ESPECIARIAS (SOLSTÍCIO DE VERÃO)
Ingrediente:
Massa:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de mel 1 colher (sopa) de café solúvel 2 ovos inteiros 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 pitada de sal1 colher (sopa) de fermento químico (em pó) 1 colher (chá) de canela em pó 1/2 colher (chá) de cravo em pó 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó 1/2 xícara (chá) de amêndoas 1/2 xícara de uva passa branca 1/2 xícara de ameixa picadaGlacê 2 xícaras (chá) de açúcar deconfeiteiro 2 claras em neve1 colher (sopa) de limão
Leve o leite condensado, mel e café solúvel aofogo brando e misture pôr cerca de 5 minutos. Retire do fogo e mexaaté ficar morno. Bata os ovos e acrescente à mistura, sempre batendo. Aospoucos, coloque a farinha, chocolate em pó, fermento, sal, canela enoz-moscada, misturando até formar uma massa homogênea.Acrescente asamêndoas, as passas e as ameixas, mexendo devagar coma colher de pau e pedindo prosperidade. Coloque em uma assadeira untada eleve ao forno médio. Depois de assado e ainda quente,enfeite-o com o glacê.
3 maçãs vermelhas picadas 6 morangos 3 damascos 3 pêras picadas 3 uvas moscatel ou rubi 1 xícara de hortelã picada 1 garrafa de champanhe 1 lata de leite condensado batido com açúcar Amasse bem as frutas. Misture o leite condensado e leve tudo ao liquidificador para triturar. Junte a hortelã, o champanhe e sirva.
3 COPOS (TIPO REQUEIJAO) DE FARINHA DE TRIGO 1 PITADA DE SAL 1 COLHER (SOPA) DE MANTEIGA 1 COPO (TIPO REQUEIJAO) DE AGUA MORNARECHEIO 2 QUEIJOS MEDIOS FRESCOS 1 RICOTA FRESCA 125 G DE UVAS PASSAS BRANCAS 125 G DE UVAS PASSAS ESCURAS 400 G DE MANTEIGA SEM SAL 1/2K DE ACUCAR 6 A 8 OVOS 1/2 XICARA (CHA) DE NOZES PICADAS Modo de Preparo: MISTURE BEM TODO OS INGREDIENTES DA MASSA E SOVE BEM E DEVAGAR ATE FICAR UMA MASSA LISA. DEIXE DESCANSAR COBERTA COM UM PANO POR 30 MINUTOS. DEPOIS DE 30 MINUTOS SOVE NOVAMENTE COM FARINHA DE TRIGO ATE DAR O PONTO DE NAO GRUDAR NAS MAOS, RESERVE. ABRA UMA TOALHA DE TECIDO NA MESA E POLVILHE COM FARINHA DE TRIGO E ABRA A MASSA EM CIMA DESTA TOALHA COM O ROLO E COLOQUE O RECHEIO E ENROLE PUXANDO A TOALHA. RECHEIOEM UM RECIPIENTE CORTAR O QUEIJO FRESCO EM QUADRADINHOS, PICAR BEM A RICOTA, LAVAR AS PASSA E ESCORRER E JUNTAR AOS QUEIJOS, ACRESCENTAR O ACUCAR OS OVOS JA BATIDOS ANTERIORMENTE. E EM UMA PANELA DERRETER A MANTEIGA TOMANDO CUIDADO PARA NAO FERVER, QUANDO ESTIVER MORNA JUNTAR AO INGREDIENTES, E MISTURAR MUITO"
"MASSA 3 COPOS (TIPO REQUEIJAO) DE FARINHA DE TRIGO1 PITADA DE SAL1 COLHER (SOPA) DE MANTEIGA1 COPO (TIPO REQUEIJAO) DE AGUA MORNARECHEIO2 QUEIJOS MEDIOS FRESCOS1 RICOTA FRESCA125 G DE UVAS PASSAS BRANCAS125 G DE UVAS PASSAS ESCURAS400 G DE MANTEIGA SEM SAL1/2K DE ACUCAR6 A 8 OVOS1/2 XICARA (CHA) DE NOZES PICADAS"
Modo de Preparo: "MISTURE BEM TODO OS INGREDIENTES DA MASSA E SOVE BEM E DEVAGAR ATE FICAR UMA MASSA LISA. DEIXE DESCANSAR COBERTA COM UM PANO POR 30 MINUTOS. DEPOIS DE 30 MINUTOS SOVE NOVAMENTE COM FARINHA DE TRIGO ATE DAR O PONTO DE NAO GRUDAR NAS MAOS, RESERVE. ABRA UMA TOALHA DE TECIDO NA MESA E POLVILHE COM FARINHA DE TRIGO E ABRA A MASSA EM CIMA DESTA TOALHA COM O ROLO E COLOQUE O RECHEIO E ENROLE PUXANDO A TOALHA.RECHEIOEM UM RECIPIENTE CORTAR O QUEIJO FRESCO EM QUADRADINHOS, PICAR BEM A RICOTA, LAVAR AS PASSA E ESCORRER E JUNTAR AOS QUEIJOS, ACRESCENTAR O ACUCAR OS OVOS JA BATIDOS ANTERIORMENTE. E EM UMA PANELA DERRETER A MANTEIGA TOMANDO CUIDADO PARA NAO FERVER, QUANDO ESTIVER MORNA JUNTAR AO INGREDIENTES, E MISTURAR MUITO"
Postado por Fatima Amaya Silva / Gypys Alexandra Amaya Marquéz.
|