Optchá meu Povo Cigano!!

Optchá meu Povo Cigano!!
Fatima Silva Amaya

Gitana Fatima Silva Amaya

16 de março de 2011

Lindas rosas...e uma oração cigana!








ORAÇÃO CIGANA

Salve o Sol, a natureza, o Orvalho da Manhã !
Salve Deus todo Poderoso,
que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a Natureza.
Salve o Vento, o Sol, a Chuva, as Nuvens, as Estrelas e a Lua !
Salve as forças das Águas, a Terra, a Areia e o Solo fértil !
Que belo seja seu remédio !
O Pão que parto à mesa, seja multiplicado !
O trigo que trago comigo, seja minha propriedade.
O Universo me abrace.
E que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar,
me dêem as forças necessárias para todas as dificuldades de minha vida.
Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre,
com toda a pureza dos Elementais, dos Anjos Mensageiros de Deus
e da nossa Rainha Santa Sara Kali.Amem!

Arte cigana...



Arte em suas mais diversas expressões, permitiu aos ciganos uma forma de mostrar sua cultura, sua história e seus pensamentos.
Só o verdadeiro cigano, sabe transformar um lamento em canção, em poema e cantar e encantar...É uma pena que aos olhos da ignorância, esses detalhes escapam.
Acreditar que a arte cigana só retrata a ilusão é digno de quem acha que nos conhece e que muitas vezes, não vê que esse tipo de crítica, também é uma forma de preconceito.Existem vários tipos de protestos, não precisamos travar guerras para nos defender...""Quando o cigano sofre, é quando mais canta"

"Deixem que os ciganos levantem sua própria bandeira."
OPTCHÁ ROMAH!!!

Pomba giras de Praia



Elas são enigmáticas, suaves, mas imponentes, suas vozes trazem uma firmeza e seus sorrisos são algo fascinante! Quem as conhece entende, mas mesmo sendo Pombagiras, algumas ainda são desconhecidas, assim como seus pares. 

São extremamente discretas! 

E como se ocultam atrás de seus capuzes e mantos!
Abaixo alguns pontos cantados dessas mulheres que servem hoje, a Lei Maior e a Justiça Divina como executoras e prestam caridade nas terreiras de Umbanda, nos ensinando e nos ajudando sempre de acordo com nosso merecimento!

Guardiã Rainha da Praia



Klepoth (Nome Cabalístico da Entidade) - Esta é uma entidade que prefere usar de sabedoria, palavras doces e sedução para resolver um problema antes de tomar medidas drásticas. Ela fala com você sobre seus problemas, e ajuda a compreendê-los. Ela faz você pensar sobre eles, então você pode classificá-lo por si mesmo. Ela é a única a girar para quando a sua psique é incomodada - ela é uma espécie de conselheiro espiritual. Eu a vejo como aquela mulher linda que um homem pode falar, mas sem bate-papo na esperança de uma ligação. Dito isto, ela pode ser muito útil para ajudar você a chegar nele... Não apenas por ela!

Esta entidade muito querida pelos nossos irmãos de umbanda trabalha na linha de Yemanja e se reserva ao comando da praia juntamente com Exu Maré. Esta gira é muito prestigiada pelos seus trabalhos de aberturas de negócios, saúde e amor. Recebe suas oferendas nas praias de mar... Gosta de recebê-los a qualquer dia da semana, adora champanhes, cigarros, rosas e maças... Nas suas oferendas não pode faltar, pentes, espelhos, batons e pulseiras, pois junto dela trabalha as ondinas... Sereias do mar. Ela se apresenta com uma linda mulher, vestida de Azul noite e dourado, dona de profunda magia... Quando incorporada, chega cheia de alegria e dança sem parar...

Pontos Cantados da Pombagira Rainha da Praia:

As ondas do mar batem nas areias 
Em noite de lua cheia, 
Iemanjá abre seu canto para chamar... 
A linda pomba-gira da praia... 
A rainha da beira do mar... 


 Um Mistério divino, na Praia eu vi,
Caminhava perdido com muita aflição,
Foi por causa de uma mulher,
Que deixou triste, meu coração.
Quando uma voz, lá no mar se escutou,
Não chores mais, por um amor,
Pombagira Rainha da Praia Falou,
Não chores mais, por um amor,
Pombagira Rainha da Praia Falou.

Pomba Gira Menina da Praia


LENDA DA POMBA GIRA DA PRAIA


Pomba Gira Menina da Praia


Carranna (pomba gira menina da praia), em uma ilha do oceano pacifico, viveu Carranna, em uma aldeia de pescadores. Onde esses pescadores adoravam o grande rei maligno do mar, DAGON, por temê-lo a grande fúria do mar, e o mar não dar mais peixes e alimentos a seu povo.


O povo com medo da fúria de DAGON o rei maligno do mar, faziam a cada sete anos um sacrifício para acalmá-lo, levando uma menina virgem até a beira da praia, amarrando-a em duas pedras, entregando-a a DAGON,e quando subisse a maré para levá-la.


Carranna que era uma menina que tinha os conhecimentos dos ONDINOS, que havia sido passado de sua avó para ela, sabia os rituais. Carranna revoltada com tudo isso, os sacrifícios oferecidos a DAGON. Então em uma noite de lua cheia foi à beira da praia com os sagrados pergaminhos dos ONDINOS, escondida de seu pai e de sua avó. Ela foi à beira da praia invocar DAGON, pois ela era a única menina que nunca tinha sido oferecida a DAGON, pois ela estava sendo preparada para ser a grande SACERDOTIZA de seu povo.


Carranna fazendo o ritual invocou o temível DAGON, nesse momento o mar se abriu e saiu DAGON em forma de um anjo, e ele perguntou para Carranna, o que vos quer de mim, a menina tão pequenina.


Carranna respondeu ao terrível DAGON, porque vos leva a cada sete anos uma menina de minha aldeia, então DAGON respondeu, porque busco uma rainha. Então Carranna perguntou a DAGON, o que e preciso para libertar meu povo dessa maldição, então DAGON respondeu. Somente a verdadeira sacerdotisa teria o poder de acalmar as ondas do amanhecer, e de acalmar a grande fúria que ha dentro de mim.


Carranna então falou a DAGON, estou aqui para vos libertar meu povo desses sacrifícios, me ofereço a ir junto com vós, e ser sua noiva eternamente, e quando a primeira onda do amanhecer bater na areia da praia seremos um só.
DAGON, vendo Carranna sem medo de enfrentá-lo, lhe propôs, eu liberto seu povo, mas você ficara pressa entre a beira da praia e o mar. Pois você foi à única de todas as meninas que teve a coragem e a audácia de vir falar comigo, para salvar todo seu povo dos sacrifícios, pois então libertarei seu povo, mas você ficara eternamente pressa entre a praia e o mar, e seu povo a partir de hoje fará oferendas de frutas e perfumes e essências a todos os seres do mar.

Desde então Carranna ficou sendo a protetora dos pescadores e das meninas que vagam na beira da praia, por isso quando você for a uma praia ou na beira do mar, pois você sempre vera meninas brincando ou passeando na beira da praia, você sempre ira ver o espírito de Carranna que ali esta, por isso que todas as oferendas que são entregues no mar retornam a beira da praia para a sempre CARRANNA.


O Espiritismo e a Umbanda



O espiritismo e a umbanda são doutrinas espiritualistas, como também o judaísmo, o catolicismo, o protestantismo, a teosofia, o rosa cruz, o esoterismo etc., o que não impede de haver entre elas diferenças essenciais, que lhes dão características próprias.
A existência de Deus e da imortalidade da alma são verdades aceitas por todas, já a reencarnação não o é pelo catolicismo e pelo protestantismo.
O espiritismo e a umbanda, adotando como prática comum a comunicação ou manifestação dos espíritos, já diferem do rosa cruz, da teosofia, do esoterismo que não prescrevem essas práticas.
Como veremos a seguir, não se pode, por outro lado, confundir espiritismo e umbanda, embora ambos aceitem a comunicação dos espíritos e a reencarnação como pontos ou princípios básicos.
O espiritismo difere da umbanda quanto a origem, ao conteúdo doutrinário e à prática ritual.
Quanto à origem, sabemos que espiritismo (termo criado por Allan Karde) designa uma doutrina, recebida de vários espíritos superiores e codificada por Kardec, no século XIX. Essa doutrina se caracteriza por ser um comjunto de princípio, de ordem científica, filosófica e moral.
A umbanda tem sua origem na prática religiosa dos africanos Bantos, que habitavam Angola, Congo e Moçambique.
Com referência ao conteúdo doutrinário, sabemos que o espiritismo assenta em postulados científicos, filosóficos e éticos, o que não se dá na umbanda, que não tem doutrina codificada, embora seus adeptos aceitem a imortalidade da alma, a reencarnação e a lei de ação e reação (carma/expeciação).
O sentido nitidamente material do culto umbandista, distancia muito a umbanda do espiritismo cuja doutrina tende exatamente a libertar o ser humano das coisas matérias, das formalidades do mundo exterior, das crendices e superstições.
Umbanda, portanto, não é espiritismo, nem mesmo baixo espiritismo de terreiro, nem espiritismo atrasado, nem espiritismo de outra linha, como se ouve dizer, por que espiritismo é um só.
Quanto a prática ritual, a umbanda difere essencialmente do espiritismo. A umbanda atua no plano da natureza e o espiritismo no plano do pensamento.
O espiritismo não tem ritual de nenhuma espécie; não adota corpo sacerdotal; hierarquia; cerimônia (batizados, casamentos e quaisquer outras); não se utiliza de fórmulas, invocações ou promessas de qualquer natureza; repele a adoração de imagem, símbolos, amuletos; rejeita crendices e superstições e não admite pagamento pela prestação de assistência espiritual ou de qualquer auxílio que conceda aos necessitados. 



( Extraído do livro espiritismo básico )

Coruja Branca

Cigana do Oriente